Bom dia a todos,
Neste post iremos falar
sobre como fazer um joguinho no estilo BrainTrainer,
ou traduzindo ao pé da letra, Treinador de Cérebro. Para não ter
que ficar dando print das telas, irei postar o código inteiro para
download. Assim também facilitamos o tráfego no blog. Outro ponto
importante é que iremos dividir o assunto deste post em três. No
primeiro iremos discutir um pouco sobre o estilo de jogo ao qual
BrainTrainer segue. No
segundo, montaremos o layout do game, isto é, codificaremos o
arquivo 'main.xml'.
Aqui gostaria de deixar uma ressalva: eu
sou péssimo em layout, então o jogo, como vocês poderão notar,
irá ficar com uma cara péssima, mas a jogabilidade ficará boa
(assim espero).
E por último iremos tratar do código da classe principal.
Então
vamos falar um pouco sobre o BrainTrainer
e a ideia que seguiremos para implementar nosso jogo, afinal é muito
importante antes de começar a programar, definir o que será
implementado, as funcionalidades e outras coisas que no meio da
implementação pode nos dar dor de cabeça caso não a tenhamos
definido de maneira sucinta.
BrainTrainer,
em linhas gerais, consiste num jogo de perguntas rápidas no qual o
usuário deve responder o mais rápido que conseguir, logicamente
acertando as questões. No nosso game, no entanto, não iremos
trabalhar com um limite de tempo, mas caso você, leitor, deseje
tornar o jogo mais desafiante, pode fazê-lo facilmente apenas com o
conhecimento em Java e na classe Timer. Já joguei jogos nesse estilo
desde memorizar sequências a fazer cálculos e meu preferido era
justamente o último citado. Então vamos definir alguns pontos
importantes do nosso jogo:
- Teremos dois números que serão sorteados aleatoriamente num intervalo de 1 ao 10. Podemos mais tarde aumentar esse intervalo para tornar o desafio mais difícil, contudo vamos deixar com esse intervalo mesmo.
- A definição da operação também deverá ser aleatória. Iremos trabalhar com três delas, então precisaremos sortear entre três números, no qual cada um representará uma determinada operação.
- O jogo terá uma pontuação. Para facilitar, faremos com que a pontuação seja incrementada em 50 nos acertos e decrementada o mesmo tanto nos erros.
- Um campo de entrada para o usuário digitar a resposta da expressão que será sorteada.
Nosso jogo será basicamente isso, então para implementá-lo, iremos
utilizar duas variáveis para armazenar cada número sorteado
separadamente. Outra variável irá armazenar o “valor” do sinal
da expressão. Como teremos um “score”, iremos precisar de uma
variável para armazenar o valor correspondente.
Definido os elementos do nosso jogo, poderemos passar para o layout
que será visto no próximo post. Uma ótima semana para todos.
Abraços.
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