Primeiro de tudo,
desculpem a demora aí de quase uma semana para postar a segunda
parte do tutorial de como montar um jogo no estilo BrainTrainer
apenas utilizando elementos que já falamos aqui no blog e alguns
conceitos de programação, mas minha rotina está uma doidera e
quase não tive tempo de estudar Android, que o diga montar um post
mais elaborado, mas agora vamos para o que interessa: o Layout!
Lembrando que sou
péssimo em layout, então se vocês, leitores, acharem melhor
trabalhar de uma outra maneira o layout, sem problemas. Aqui passo
apenas o básico, no meu caso tratando-se de layout, seria meu
avançado ¬¬
Vamos listar os
elementos que teremos:
- Um campo <TextView> para a String “Score:”;
- Um campo <TextView> que exibirá o valor da pontuação do jogador;
- Um campo <TextView> que exibirá o valor referente ao primeiro número;
- Um campo <TextView> que exibirá o sinal da operação de acordo com o que tiver sido sorteado;
- Um campo <TextView> que exibirá o valor referente ao segundo número;
- Um campo <EditText> para o usuário digitar a resposta;
- Um campo <Button> onde o usuário irá clicar para enviar a resposta ao sistema e este iniciar as verificações.
Primeiro iremos pensar
nos dois campos que se referem a String “Score:”.
Iremos colocá-los lado a lado. Ou seja, precisaremos de uma maneira
de ao invés de alinhá-los verticalmente, alinhá-los
horizontalmente. Para isso, iremos criar dentro do
principal, outro com uma pequena diferença: ao invés de utilizarmos o atributo android:orientation=“vertical”, utilizaremos o valor da
orientação do layout como horizontal resultando
[i]android:orientation=“horizontal”.
Dentro desse layout
iremos adicionar os dois referentes a pontuação do
jogador. Atente no fato de que precisamos criar um nome de 'id' para
o que exibirá o valor da pontuação do jogador. No
meu caso, utilizei o nome 'score_text', mas isso fica de acordo com
cada um, lembrando que alterando o nome do 'id' no main.xml o
nome no código-fonte também deverá ser alterado. O código xml
ficará similar ao da imagem abaixo:
![]() |
Layout 'header' com orientação horizontal e dois |
Certo. Então criamos o
'header' do nosso jogo. Agora precisamos criar o corpo dele no qual
será exibido os dois números juntamente com o sinal da operação.
Como no passo anterior,
precisaremos criar um com orientação
'horizontal'. Isso porque queremos que apareça o primeiro número,
ao lado dele o sinal e do lado do sinal mostraremos o segundo número.
O código fica semelhante ao do layout anterior, por isso não irei
explicar detalhado.
![]() |
Layout 'body' com orientação horizontal e três |
E por último nosso
layout onde estará o <EditText> e o <Button>. Contudo, o
<LinearLayout> que utilizaremos para os dois componentes
citados terá a orientação 'vertical' assim como seu pai.
![]() |
Layout 'user' com orientação vertical, um <EditText> e um <Button> |
Agora sim. Depois de
terminarmos nosso layout podemos rodar o código e ver como ficou.
Provavelmente algo semelhante a imagem abaixo será exibido e se você
chegou até aqui, agora é só programar as funcionalidades e teremos
um BrainTrainer básico para jogar.
![]() |
Layout final |
Até a próxima e um
grande abraço para todos.
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