quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Apresentação [ATUALIZADO!]

Bom dia a todos,

Meu nome é André e moro na capital paulista. Já tenho vários blogs onde trato de diversos assuntos, mas neste gostaria de tratar apenas sobre minhas experiências com a programação para Android. Por isso, nesse primeiro tópico irei apenas narrar minhas expectativas sobre o respectivo nicho.

O interesse em programar para Android surgiu há muito, mas apenas agora estou com certo "tempo disponível" para poder me dedicar um pouco ao estudo do desenvolvimento das apps.
Felizmente, já tenho uma certa bagagem em Java. O que, pelo que eu vi nos blogs e também na documentação oficial do Android, já é um imenso avanço. Contudo, ainda não suficiente já que o próprio Android utiliza um JDK específico. Mesmo assim, resolvi seguir nesse desejo de programar apps e espero chegar lá.

Como não pode deixar de ser, ao iniciar um "investimento" é necessário antes estudar e se informar bastante sobre requisitos, por isso fui atrás de tutoriais, blogs e livros interessantes sobre o assunto. Abaixo citarei alguns deles só para efeito de informação.
Blogs: AndroidBlog e Felipe Silveira
Livros: Android Application Development For Dummies, App Inventor for Android: Build Your Own Apps - No Experience Required!
Tutorial: Apostila de Android (Site com download para uma apostila muito boa feita por Luciano Alves) 
Documentação
Ferramentas: Eclipse*, Android SDK, ADT Plugin, Motodev
*No caso de utilizar Eclipse, é necessário instalar e configurar o Android SDK e o ADT Plugin. Já o Motodev vem acoplado todas as ferramentas necessárias para começar a desenvolver apps.

Espero com esse primeiro post clarear um pouco a mente de pessoas que como eu ainda vêem o caminho nebuloso diante do estudo de desenvolvimento do Android. No próximo post, irei narrar como configurei e implementei (utilizando o Motodev) meu primeiro app (Hello World através do tutorial disponibilizado por Felipe Silveira no seu blog).

Um comentário:

  1. Massa a iniciativa André, desenvolvimento mobile é muito interessante e a tendencia é que nos proximos anos ganhe o topo do mercado. Dei uma brincada com o SDK do iPhone, da pra fazer bastante coisa legal, mas a linguagem oferecida (Objective C) nao é muito amigavel :) Nesse ponto o Android sai na frente.

    -Breno

    ResponderExcluir